VIZINHOS E A ETIQUETA SOCIAL

Determinadas palavras ou termos tornam-se comuns por serem tão utilizados corriqueiramente e por tanta gente que se tem a impressão que todos entendem os seus possíveis sentidos e o que querem de fato dizer ou expressar.

De modo geral, algumas pessoas utilizam os termos comportamento, postura e atitude quase como sinônimos. Mas não são! Eles têm significados diferentes, embora seja uma tarefa complexa determinar no cotidiano qual a amplitude ou o limite de cada uma das três expressões.


No contexto da Etiqueta Social, seja na vida pessoal ou profissional, o comportamento é a forma visível de como se age dentro ou fora dos parâmetros que se consideram adequados ou não. Assim existe o mal comportado e o bem comportado, o bem educado e o mal educado, o gentil, o cavalheiro, etc. Postura é a imagem que se transmite ou como se é visto externamente, corporalmente ou fisicamente, pela forma de caminhar, parar, sentar, conversar, pelo linguajar ou jeito de falar, pela forma de usar as roupas correta ou incorretamente, etc. Assim existe o bem falante, o bom comunicador, o bonito, o bem arrumado, o desleixado, o chique, etc. Atitude envolve o ato, a ação ou reação, o agir, interagir ou reagir, tudo conforme os seus próprios juízos de valor em relação a pessoas, situações ou fatos. Portanto, pela manifestação das referências que se tornam tangíveis ou visíveis, é na atitude que as pessoas de fato fazem a maior diferença.


Observa-se assim que muita gente se esforça e se esmera para ser bem informada, educada, interessante, culta, polida, simpática, atraente, bonita e chique, mas no final acaba não sendo tão bem-vista, bem-vinda ou benquista como outra pessoa que às vezes aparentemente nem tem tantas qualidades ou virtudes. Isso acontece provavelmente porque essa segunda pessoa tem atitude ... Ela sabe se posicionar! Ela tem chegada! Ela tem iniciativa! Ela tem discernimento! Ela tem argumentos! Ela é oportuna sem ser oportunista! Ela marca presença! Ela escolhe! Ela decide! Ela toma a rédea! Ela não só parece! Ela mostra! Ela é! E, finalmente, ela inspira segurança e confiança!


Claro que à medida que se aprimora a atitude, também se fortalece cada vez mais a autoconfiança, a autoimagem e o amor próprio. É possível que nem sempre se atinja o alvo ou se conquiste o objetivo, mas o observador identifica essa pessoa como um líder!

Assim, é que quem tem atitude também tem uma probabilidade muito maior de liderar um grupo de amigos, um clube, uma equipe, uma empresa ou se destacar num ambiente profissional ou social.


Isso explica, inclusive, porque algumas pessoas que ainda não estão no vértice superior da pirâmide em diversos segmentos, antecipadamente já são vistas como se estivessem no topo. Todos sabem que elas chegarão lá ... É o caso, por exemplo, de um determinado ex - Juiz Federal brasileiro bastante citado na mídia nacional e internacional e admiradíssimo pelas suas atitudes.

Da mesma forma, para explicar de maneira simples para quem ainda não sabe, isso explica, por exemplo, inclusive, porque aquela mulher linda e maravilhosa escolheu aquele homem que aparentemente perderia a disputa para a concorrência. Na verdade não basta dar flores para a mulher, mas sim tem que saber como entregar, tem que saber o que dizer, tem que

saber o que fazer. Afinal flores não são apenas flores, assim como as rosas não são apenas rosas ... Elas podem ter outras nuances ou outras cores.


Em tempo: até aqui não se mencionou a palavra elegância antes no texto apenas porque ela é a soma de tudo!


Por Josué Lemos 11 fev., 2022
Ser autêntico significa ser a gente mesmo!
Por Josu Lemos 11 fev., 2022
SENDO EDUCADO, SENDO CHIQUE E SENDO ELEGANTE
Share by: