DESLOCAMENTOS - POSTURAS E COMPORTAMENTOS

(AO CAMINHAR, ACOMPANHAR OU PARAR)

Deslocando-se ou parado não se devem enterrar as mãos nos bolsos da calça e não se deve parecer estabanado.

  Ao caminhar deve-se fazê-lo com convicção e comedidamente sem esbarrar, atropelar ou impedir o deslocamento dos outros. Ao andar em corredores, calçadas estreitas ou espaços delimitados evita-se andar em fileira lado-a-lado com mais de duas pessoas, “fechando” o caminho de quem vem em sentido oposto. No trajeto cumprimenta-se com quem se cruza de maneira simpática ou afável, tendo o devido cuidado de não exagerar nos seus gestos.


Conduzindo-se alguém para algum setor ou departamento é preferível, inteligente e educado deslocar-se à frente da pessoa, mesmo quando essa pessoa for mulher. Colocar à frente quem não conhece o trajeto e algumas vezes também não conhece a pessoa com quem se irá falar, deixa o acompanhante embaraçado, confuso e inseguro.


Ao subir ou descer escadas largas ou amplas, procura-se estabelecer um trajeto em diagonal para permitir que os pés fiquem completamente sobre o degrau. Assim, evitam-se dar bicadas com o bico (ponta) dos sapatos no espelho dos degraus, escorregões, torções, acidentes e se tem maior segurança. Com a prática se consegue subir e descer essas escadas sem precisar ficar olhando para os degraus o tempo todo e, sim, olhando-se para com quem se cruza e para onde se vai. Claro que em escadas mais estreitas e com corrimãos, o deslocamento deve ser na mão de direção, reto (em perpendicular), onde a mão direita de quem sobe ou desce se apoia ou segura no corrimão. Nas escadas com apenas um corrimão cede-se ou dá-se prioridade para apoiar-se no corrimão às outras pessoas, conforme o discernimento, o bom senso, o respeito ou a gentileza.


Não se deve esquecer que ao estar acompanhado de alguém mais idoso ou mulher, ao subir uma escada, que o homem segue logo atrás, e ao descer a escada o homem desce logo à frente.


Em pé, ao parar por qualquer motivo, não se para com as pernas muito afastadas, como um lutador que quer derrubar o outro, pois além de deselegante, dá uma impressão desafiadora. Quando a pessoa for do sexo feminino, aí então fica muito mais deselegante parar com os pés afastados e as pernas abertas, principalmente quando se estiver com saias ou vestidos. A regra é simples: ao parar, as mulheres juntam os pés, sempre!


Ao apanhar um objeto que se deixou cair, dobram-se os dois joelhos para se agachar e apanhar o objeto. Não se dobram as costas com os joelhos estendidos e deixando os quadris para cima, pois a imagem para quem observa fica totalmente inadequada.


Parado em qualquer local, não se deve iniciar o deslocamento com um passo imediato para trás, pois, com certeza, como não se têm olhos nas costas, a chance de esbarrar em alguém ou propiciar um acidente será grande. Nessa situação, muitas vezes se vê alguém pisando em outra pessoa, dando encontrões ou mesmo fazendo os outros derrubar objetos. Pode-se e se deve pedir desculpas, mas o fato desagradável já terá acontecido. Para evitar essa cena, as pessoas devem saber que ao se deslocar para trás, primeiro deve girar o corpo no calcanhar, apenas mantendo o espaço que já ocupava, para em seguida iniciar o deslocamento.


Em nenhuma hipótese ao parar se apoia um dos pés em beiradas, meios-fios, bancadas ou degraus.


Também não se encosta o corpo na parede para não parecer que se está cansado, tonto ou embriagado!


Finalmente, parado ou caminhando, ao se retirar paletós, casacos, blazers, jaquetas, sobretudos etc. deve-se tomar o devido cuidado para não exagerar na velocidade que se abre os braços, evitando-se socar, esbarrar ou encostar nas pessoas próximas. Também não se deve arregaçar ou virar no avesso essas peças de roupa com ou sem intenção inclusive de mostrar a sua marca ou grife.


Ao se chegar a uma porta encostada (fechada), convém sempre dar três batidas com os nós dos dedos da mão antes de abrir a porta. Proceder assim evita dar portada em alguém que estiver próximo no outro lado do recinto.


Por Josué Lemos 11 de fevereiro de 2022
Ser autêntico significa ser a gente mesmo!
Por Josu Lemos 11 de fevereiro de 2022
SENDO EDUCADO, SENDO CHIQUE E SENDO ELEGANTE
Share by: