TRABALHO IMAGEM E ROUPA CERTA PARA HOMENS

A imagem e a apresentação pessoal tem importância fundamental para a credibilidade de todos os profissionais em qualquer área de trabalho.

A imagem e a apresentação pessoal tem importância fundamental para a credibilidade de todos os profissionais em qualquer área de trabalho.

A higiene, a postura, as atitudes, o comportamento profissional e o vestuário de cada pessoa, transmitem ao interlocutor a credibilidade imprescindível pelo desempenho ou para a concretização dos negócios.


Assim, cabelos bem cortados, barba bem raspada ou aparada, dentes cuidados, unhas aparadas, odores agradáveis, são itens obrigatórios para assegurar uma imagem correta do profissional competente.


No quesito higiene, as empresas detêm a autoridade e a responsabilidade para definir de maneira objetiva, clara e imediata os perfis dos seus funcionários. Dentes escuros, falhas na dentição, cabelos longos mal cuidados ou mal apresentáveis, piercings, tatuagens - tudo deve ser observado na entrevista. Quando o problema ocorrer posteriormente, o chefe imediato ou o RH devem conversar o quanto antes com o funcionário a respeito do assunto. Nada de brincadeiras sobre o assunto, imaginando-se que o subordinado irá se ‘mancar’. Duas verdades: primeira, quanto mais o tempo passa mais difícil será a abordagem; segunda, ninguém vai querer perder uma promoção, ficar malvisto ou ser demitido por não querer eliminar algo que incomoda aos demais.


Quanto à postura, atitudes e comportamentos, o profissional deve saber atender a um telefonema, cumprimentar, conversar e apresentar pessoas. Deve ter e saber entregar, receber e usar o cartão profissional com os dados dispostos corretamente. Deve também saber se relacionar adequadamente com os demais funcionários e com os clientes. Deve ainda saber trajar-se corretamente.


O traje no ambiente de trabalho é determinado pelo nível de formalidade ou informalidade na empresa, órgão, entidade, instituição, escritório ou, ainda, pode ser determinado pela cultura organizacional.


Antes é importante enfatizar que, em princípio, o traje esporte não é recomendado para ser usado no trabalho. Na verdade, o seu uso fica restrito ao descompromisso com as outras pessoas. Assim, usar jeans desbotados, estonados ou detonados pode não ser bem-vindo ou comprometer a imagem do profissional. Geralmente, esse traje fica restrito a empresas da área de comunicação, tecnologia, artes, imprensa, mídia e publicidade. Aliás, mesmo nesses locais, o uso do traje esporte pode não ser o recomendado quando houver contatos com clientes mais formais.


Na grande maioria das empresas, normalmente, o traje usado é o esporte fino ou casual (formal smart casual - tenue de ville) composto por sapatos casuais ou até por tênis casuais, calças vincadas em lã ou até em algodão, sarja ou brim nas cores cinzas, pretas ou marinho, com camisas casuais de manga longa, complementados por suéteres ou blazers, conforme o conforto e a temperatura.


Nas instituições e organizações mais formais, como: assembleias legislativas, secretarias de governo, empresas públicas ou de economias mistas, tribunais, delegacias, departamentos de atendimento ou contato com autoridades, bancos, escritórios de profissionais liberais, multinacionais – o vestuário a ser usado será o traje social (traje de passeio completo) ou seja, o que tem como complemento obrigatório o uso da gravata e do paletó.


Tudo isso é básico e não pode ser comprometido, mas se prestar atenção não tem como errar!


Por Josué Lemos 11 de fevereiro de 2022
Ser autêntico significa ser a gente mesmo!
Por Josu Lemos 11 de fevereiro de 2022
SENDO EDUCADO, SENDO CHIQUE E SENDO ELEGANTE
Share by: